
Tente imaginar isso:
Você está em um relacionamento e você é sempre o culpado por tudo, e jamais seu parceiro ou parceira assume a responsabilidade, você do outro lado acaba concordando com tudo só para aquela briga não começar mais uma vez.
Se você se ver nesta situação, você, pode estar se relacionando com o famoso lobo, se passando por uma ovelha.
Não se engane. Vítimas profissionais não são vítimas. Vítima profissional é um termo mais comum para o jogo de vítimas* O jogo das vítimas é "a fabricação da vitimização por uma variedade de razões.
Pode ser para justificar comportamentos abusivos, para manipular, uma estratégia de enfrentamento ou para a busca de atenção.
Se você está pensando, "Nossa, isso soa muito como a descrição do que os narcisistas fazem", mova-se para as cadeiras da frende da sala de aula. Vocês estão certos. É o que muitos narcisistas e outros abusadores fazem, com uma atuação que deixa a Meryl no chinelo.
Vamos entender as noções do verdadeiro eu e do falso eu.
De acordo com Winnicott, narcisistas desenvolvem um falso eu na infância como um mecanismo de defesa para protegê-los da falta de sintonia emocional dos pais, (ou seja, pais não tão bons o suficiente que respondem e atendem às necessidades do bebê, muitas críticas, frieza ou abuso. O suficiente para que o bebê não se sinta amado e seguro).
“O falso eu” é uma falsa persona construída sobre relações falsas (por exemplo, projeção, espelhamento, idealização etc.), e introjeções (ou seja, inconscientemente incorporando características e atitudes dos outros em um esforço para parecer autêntico) que mascaram "um vazio estéril por trás de uma fachada independente**
Neville Symington acredita que um falso eu levei a um "sentido permanente de vitimização" que por sua vez, dá à luz a vítima profissional.
Não se enganem, interpretar a vítima pode ser algo muito poderoso, e é uma posição de muito poder nas relações interpessoais.
Como uma vítima pode ser poderosa?
Na realidade, a vítima profissional é o agressor, particularmente se eles têm traços de narcisismo, transtorno de personalidade limítrofe ou histriônico ou psicopatia.
Eles interpretam a vítima para manipular, explorar e controlar suas vítimas, facilitadores como seus macacos voadores que protegem e defendem a vítima profissional/agressor e atacam a vítima real. É isso mesmo, macacos voadores do filme o magico de oz, que obedecem a todos os pedidos da bruxa.
Se você está achando isso muito fantasia, acorde para vida pois é pura verdade, só uma vítima de um narcisista (aqueles bem de verdade) sabe o que passou.
Narcisistas e outras vítimas profissionais mantêm você emocionalmente refém usando táticas de abuso, como mudança da culpa, gaslighting, projeção, O famoso NVAR ( negar - Vitimar - Atacar e Reversão de Agressor) Ou o Moc (Medo, Obrigação, Culpa).
Vítimas profissionais se apegam em um jogo de culpa sem fim. Lidar com um desses indivíduos pode ser bastante tóxico.
Este não é um jogo que você pode ganhar. Não importa quantos fatos você apresenta ou quão lógicas são suas observações e contra-argumentos. Este é um jogo que você deveria nem querer jogar.
APPLE PODCAST
SPOTIFY
Thank you!