Perguntas & Respostas 
Os Narcisistas alguma vez perdem?
Não é tanto uma questão de perda, mas sim de nunca terem adquirido certas capacidades emocionais desde o início. Eles operam em desvantagem, carecendo das ferramentas emocionais que muitos de nós não damos muita atenção. 
Por exemplo, eles têm dificuldade em auto-regulação, e é por isso que frequentemente imitam os outros para se encaixar ou se sentir 'normais'. Seus relacionamentos são tumultuados, não porque eles querem que sejam, mas porque lhes falta empatia, provavelmente nunca tendo desenvolvido isso desde o início.
Ninguém com um entendimento completo e fundamentalmente sólido da vida se comportaria intencionalmente dessa maneira. Eles carecem da consciência e do poder de perceber que podem ser a causa raiz de seus próprios problemas, bem como dos problemas que infligem aos outros. Eles anseiam por amor e aceitação, mas não sabem como dar isso genuinamente, porque algo fora de seu controle está desregulado.
Seus mecanismos de defesa são profundamente enraizados e frequentemente chegam a esse ponto porque precisavam se proteger de algo que era considerado perigoso, provavelmente decorrente de abuso na infância. Isso os torna incapazes de aceitar críticas e aprender com feedback, e os deixa hipersensíveis a qualquer crítica, impedindo-os de fazer as mudanças que lhes permitiriam ser pessoas melhores.
Se você olhar profundamente, verá o quanto eles estão perdendo, até mesmo para competir no jogo de ganhar-perder que você acha que está acontecendo. Então, quando você pergunta se os narcisistas 'perdem' algo, considere que eles já estão operando em desvantagem, perdendo a riqueza emocional que torna a vida gratificante.
O que leva as vítimas de um narcisista a sentirem ciúmes, mesmo sabendo que não há reciprocidade?
 A resposta é o ego. É a ideia sedutora de que somos excepcionais, de que temos o poder de mudar a dinâmica da relação. Acreditamos que somos importantes o suficiente para fazer a diferença e que, conosco, as coisas serão diferentes. Essa crença nos mantém presos em um ciclo de ciúmes e frustração
Os Narcisistas precisam de Amor?
Sim, Narcisistas precisam muito de amor e atenção. É triste e irônico observar que, em muitos casos, eles parecem ansiar por afeto e desejam que alguém se importe com eles.
No entanto, não se deixe enganar: é fundamental não cometer o erro de acreditar que amor e compreensão podem mudar essa situação ou permanecer em um relacionamento por pena. Explicar repetidamente o que estão fazendo de errado pode não surtir efeito.
Submeter-se a abusos para evitar que eles sofram não faz sentido. Apesar de desejarem o amor que lhes foi negado na infância (na maioria dos casos), os narcisistas parecem incapazes de reconhecer ou aceitar o afeto que lhes forem estendidos.
Frequentemente, eles atacam, acusam, traem, destroem, abandonam e rejeitam, lamentando-se por não terem quem se importe com eles. Eles podem maltratar os outros e a si mesmos sem motivo aparente, testando constantemente os limites e exigindo provas de amor que acabam rejeitando.
Essa situação é exasperante, dolorosa e, principalmente, infrutífera. No final das contas, você terá se esforçado em vão, sem fazer diferença alguma.
Back to Top