Relacionamento com um Narcisista é uma luta pelo poder. Eles querem dominar tudo, incluindo você, e eles vão conseguir se você permitir.
As lutas pelo poder são exaustivas, são demoradas e, no final, são inúteis.
Não há como ter poder sobre outra pessoa a menos que seja dado. Nenhum adulto pode ser controlado por outro adulto a menos que eles se deixem controlar.
Pessoas narcisistas usam muitas táticas projetadas para forçar outros a desistir da luta porque não conhecem outra maneira de atender suas necessidades.
A maioria de suas estratégias envolve manipulação, que muitas vezes é realizada através de culpa, chantagem emocional, armamento emocional, ameaças suicidas, medo, bullying, gaslighting, assassinato de caráter, projeção, mudança de culpa e outros meios. Embora algumas pessoas patologicamente narcisistas possam recorrer à agressão física, se necessário, a maioria de suas estratégias são emocionais. Isso é definitivamente uma coisa boa.
Entenda:
Não é o narcisista em si que está controlando ou manipulando a vítima. O narcisista está usando os próprios sentimentos da vítima para controlá-las e manipulá-las. Isso é bom porque o narcisista não está no controle de seus sentimentos, você está?
Se você puder aprender a obter melhor controle sobre eles, a habilidade do narcisista de manipular você desaparece.
É assim que você toma o “poder”que os narcisistas tem sobre você de volta, é através de suas emoções, entender suas emoções, você os priva de seu potencial para te dominar. Esta não é uma tarefa simples, e ninguém está fingindo que é. Mas é inteiramente possível, e uma vez realizado, você descobrirá que sua vida é muito mais pacífica.
A primeira coisa que é necessário para tomar seu poder de volta é aceitar a situação como ela é. Isso não só vale apenas para lidar com narcisistas ou relacionamentos, você pode usar para tudo na sua vida.
Uma grande parte da agonia e tensão que nós, como humanos, sentimos em nossa vida, decorre de nossa relutância em aceitar a verdade de como as coisas são.
Nós agonizamos sobre como acreditamos que as coisas devem ser ou como gostaríamos que fossem.
Isso é compreensível, mas é inútil. As coisas são o que são e pronto. Isso não quer dizer que nunca trabalhamos para mudar ou para ascender nossas circunstâncias atuais, mas recusar-se a aceitar as coisas do jeito que elas são não é como você chega lá. Enfatizar por não ser capaz de controlar outras pessoas ou situações também não é como você chega lá. escute todo o assunto no podcast, é só dar o play...